A dupla brasileira Carol Solberg e Rebecca conquistou o ouro neste domingo na etapa de Quintana Roo, no México, que faz parte do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Por 2 sets a 0 — com parciais de 21/13 e 21/17 — elas venceram as americanas Cannon e Kraft.
Esta é a primeira conquista no Circuito Mundial da dupla, que se formou em novembro do ano passado, visando os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. As atuais campeãs olímpicas, Duda e Ana Patrícia, foram eliminadas na rodada de 12 - foi o primeiro torneio da parceria após sete meses.
A partida começou com Carol erguendo um paredão sobre o ataque adversário. Na sequência, as americanas empataram depois de um rally que evidenciou o equilíbrio que marcaria o início da partida. Com dois aces, a dupla dos Estados Unidos chegou a empatar, mas as bolas curtas e a boa recepção do Brasil mantiveram a vantagem, que chegou a sete pontos, com a ajuda de nove erros das adversárias, além de saques certeiros da Rebecca. Não por acaso, ela terminou a competição como a melhor jogadora neste fundamento, com 17 pontos no total.
Após as brasileiras encerrarem a primeira etapa com autoridade, o jogo voltou a ser mais equilibrado no início do segundo set. Quem passou a errar mais foi a dupla do Brasil, o que fez a parceria americana abrir dois pontos de vantagem. Entretanto, a carioca e a cearense foram atrás e com um ataque de Rebecca, o Brasil encerrou a partida, que durou 42 min.
— Estamos muito felizes e voltando com o título. Este é o meu primeiro internacional (numa etapa Elite 16). Estamos trabalhando muito, mas o resultado vai vim — afirmou Rebecca, que recebeu elogios de Carol após o jogo.
As brasileiras avançaram à final após superarem outra dupla americana. Com 2 sets a 0 (parciais de 21/17 e 21/11), elas eliminaram Nuss e Brasher, na semifinal. A dupla número 17 do mundo conquistou também neste domingo a medalha de bronze contra as compatriotas Shaw e Cheng.
O Elite 16 reúne 16 duplas classificadas através do ranking da Volleyball World. Outras oito duplas classificadas via qualifying. As 24 parcerias são distribuídas em seis grupos de quatro. As primeiras de cada chave avançam direto à próxima fase. Já as segundas e terceiras duelam entre si em mais uma rodada para definir quem avança e competirá com os líderes que se classificaram diretamente. Não há limites de duplas por país. O Brasil, por exemplo, iniciou a etapa mexicana com oito duplas, sendo cinco femininas e três masculinas.
As próximas duas etapas do Elite 16 ocorrerão em território brasileiro. Entre nove e 13 de abril, as partidas ocorrem nas areias de Saquarema, no Rio de Janeiro, enquanto Brasília recebe os jogos entre 16 e 20 de abril. Em setembro, outras duas sequências de confrontos estão previstas para o Brasil, mas os locais ainda não foram definidos. A temporada 2025 termina em dezembro, no Catar. Até lá serão 11 etapas, em oito países diferentes. como África do Sul, Alemanda e Suíça.
Sensação
Vento
Umidade