A Liga das Nações volta a todo vapor nesta Data Fifa, e em fase decisiva. As seleções mais bem colocadas em seus grupos na divisão de elite, a Liga A, agora entram na disputa das quartas de final e encaram um mata-mata de dois jogos em busca de uma vaga nas semifinais. Os confrontos de ida ocorrem nesta quinta-feira, às 16h45 (de Brasília) - o sportv transmite Holanda x Espanha e Croácia x França.
Os holandeses garantiram a vaga nas quartas de final na segunda posição do Grupo 3. Com duas vitórias, três empates e uma derrota, a equipe ficou atrás apenas da Alemanha. Por outro lado, a Holanda tem uma das maiores pedreiras do mata-mata: enfrentar a Espanha, que tem o melhor desempenho da Liga das Nações e busca o bicampeonato.
Além de não ter sido derrotada, a atual campeã da Eurocopa só empatou uma vez e venceu todos os outros cinco duelos.
Os croatas viveram altos e baixos na fase de grupos, mas conseguiram se garantir no mata-mata. No Grupo 1 com Polônia, Escócia e Portugal, o elenco liderado por Modric só conseguiu duas vitórias magras sobre os poloneses e escoceses, além de dois empates e duas derrotas.
Já os desafiantes franceses precisaram vencer uma briga direta para conquistar uma vaga como líder. A Itália tinha 13 pontos e ocupava a primeira posição do Grupo 2 até a quinta rodada da primeira fase, com a França logo atrás, com 10. O último e decisivo jogo seria entre as duas seleções, no San Siro, e terminou com o passeio francês por 3 a 1 e com a França roubando a liderança.
O técnico Didier Deschamps apostou na juventude para as quartas de final e convocou pela primeira vez Désiré Doué, joia de 19 anos do PSG. Kylian Mbappé está de volta ao grupo depois de ficar fora de duas convocações, e Tchouaméni também estará disponível após se recuperar de uma lesão no tornozelo.
Portugal tem boas memórias da primeira fase da Liga das Nações. Além de ter conseguido o melhor desempenho do Grupo 1 e ter saído invicta, com quatro vitórias e dois empates, o time viu a fase de grupos marcar um momento histórico na carreira do líder Cristiano Ronaldo, que passou a barreira dos 900 gols.
O feito aconteceu logo na primeira rodada, no triunfo de 3 a 1 sobre a Croácia. Para o duelo desta quinta, a principal arma no ataque é CR7, que já chegou ao gol 928º e vive grande fase no Al-Nassr, tendo marcado pelo menos um gol nas três partidas mais recentes pelo clube.
A equipe treinada por Roberto Martínez enfrentará a segunda mais bem colocada do Grupo 4, a Dinamarca. A seleção nórdica teve duas vitórias seguidas por 2 a 0 nas primeiras rodadas, em cima da Suíça e da Sérvia, mas caiu de desempenho depois de ser derrotada pela Espanha.
A Dinamarca tem a seu favor para enfrentar Portugal o fator casa. Nos três jogos que disputou em território dinamarquês, perdeu apenas um, para a embalada Espanha.
Coincidentemente, os dinamarqueses poderão presenciar na seleção uma dupla conhecida do Campeonato Português: Morten Hjulmand e Conrad Harder, companheiros de Sporting.
Depois de perder a liderança para a França no Grupo 2, os italianos conquistaram a vaga na segunda posição e caíram no mata-mata contra os mais bem colocados do Grupo 4, a Alemanha. As duas seleções tiveram quatro vitórias na fase de grupo, com um empate a mais para os alemães.
A Alemanha vem embalada por duas goleadas na fase de grupos - um 7 a 0 sobre a Bósnia e um 5 a 0 sobre a Hungria. Os alemães também tem seis perdas na equipe, entre elas o goleiro Ter Stegen e o meia Wirtz, ambos com lesões adquiridas com os respectivos times.
O treinador Luciano Spalletti terá um desfalque de peso em relação ao início. Federico Dimarco, que contribuiu com um gol e três assistências nas primeiras rodadas, sofreu uma lesão muscular e nem chegou a ser convocado.
Sensação
Vento
Umidade