Cassino
VÔLEI

Polonês é suspenso por 10 jogos após insultos racistas contra López, ex-Cruzeiro, na liga japonesa

Time de vôlei de Maciej Muzaj, o Tokyo Great Bears também precisará pagar multa e criar um programa educativo para funcionários

06/03/2025 17h38Atualizado há 2 meses
Por: Redação
Fonte: GloboEsporte.com

A liga japonesa de vôlei anunciou a suspensão de Maciej Muzaj por 10 jogos. O oposto polonês de 30 anos, que defende o Tokyo Great Bears, foi acusado de proferir ofensas racistas contra o ponteiro cubano Miguel Ángel López, ex-Cruzeiro e atualmente no Osaka Bluteon. Os insultos aconteceram em partida do último sábado (1), durante uma discussão na rede.

A confusão começou quando López marcou um ponto e comemorou com uma encarada em direção à equipe adversária. Ao se virar para trás, o cubano foi insultado por Muzaj. Por conta das ofensas, o tempo fechou entre os jogadores dos dois times, e o cubano foi quem tomou cartão vermelho por provocação.

Logo depois do confronto, porém, a liga japonesa já suspendeu Muzaj do jogo seguinte. Nesta quinta (6), a competição atualizou a punição, estendendo o período de afastamento para 10 partidas. Além disso, o Tokyo Great Bears terá que pagar multa de um milhão de ienes – quase R$ 39 mil na cotação atual. A equipe ainda precisará criar um programa educativo para funcionários, com o objetivo de impedir novos casos de preconceito.

– A SV.LEAGUE declara que não tolerará qualquer discriminação ou calúnia e fortalecerá suas atividades de conscientização para todos os jogadores, funcionários e afiliados – divulgou a liga japonesa, por meio de comunicado.

Muzaj, que também pagará multa, perderá os últimos 10 jogos da temporada regular, mas poderá voltar ao Tokyo Great Bears nos playoffs. Por enquanto, a equipe é a quarta colocada na competição, dentro do grupo de seis times que avançarão ao mata-mata. O Osaka Bluteon, time de López, é o líder do torneio.

Integrante da seleção cubana, Miguel López atuou pelo Cruzeiro de 2020 a 2024. Ele deixou a equipe mineira após a eliminação para o Campinas nas quartas de final da última temporada da Superliga Masculina.