Lance de Sorte
Lance de Sorte
FUTEBOL

Champions League: com City e Real ameaçados, veja cenários para as duas últimas rodadas

Liverpool e Barcelona são os únicos matematicamente garantidos nos playoffs das oitavas de final; zerados, RB Leipzig, Slovan Bratislava e Young Boys estão fora da competição

12/12/2024 10h00Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: GloboEsporte.com

A sexta rodada da fase de liga da Champions 2024/25 deixou três forças do continente em perigo: Real Madrid (20º colocado), Manchester City (22º) e PSG (25º) correm riscos de serem eliminados e nem mesmo avançarem para os playoffs do torneio. O novo formato da competição prevê classificação direta dos oito primeiros para as oitavas de final e uma disputa do 9º ao 24º para apontar os outros oito. Restam apenas duas rodadas para o fim da fase, com jogos a serem disputados em janeiro do ano que vem.

As únicas equipes matematicamente garantidas nos playoffs que classificam oito para as oitavas de final são Liverpool (com 18 pontos) e Barcelona (15), primeiro e segundo colocados da primeira fase respectivamente. Zerados, RB Leipzig, Slovan Bratislava e Young Boys estão fora da competição.

A Opta, empresa especializada em dados esportivos, indicou que o possível número mágico para a classificação ao menos aos playoffs seria de nove pontosPara vaga direta, entre os oito primeiros colocados, a conta seria de 16 pontos. Mas, com as estatísticas de momento, é possível que esse corte suba.

Neste momento, a duas rodadas do fim da fase de liga, a classificação da Champions está dividida assim:

 

  • Vaga direta nas oitavas (1º ao 8º): Liverpool, Barcelona, Arsenal, Bayer Leverkusen, Aston Villa, Inter de Milão, Brest e Lille;
  • Classificados para os playoffs (9º ao 24º): Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Milan, Atalanta, Juventus, Benfica, Monaco, Sporting, Feyenoord, Club Brugge, Real Madrid, Celtic, Manchester City, PSV Eindhoven e Dínamo de Zagreb;
  • Eliminados (25º ao 36º): PSG, Stuttgart, Shakhtar Donetsk, Sparta Praga, Sturm Graz, Girona, Estrela Vermelha, RB Salzburg, Bologna, RB Leipzig, Slovan Bratislava e Young Boys.
Gigantes em risco de eliminação

 

 

Real Madrid (20º colocado - 9 pontos)

 

Apesar da importante vitória por 3 a 2 sobre a Atalanta em Bérgamo e de ter chegado aos "nove pontos mágicos", o Real Madrid pode deixar o grupo dos 24 já na próxima rodada. Se perder para o RB Salzburg em casa e Celtic, Manchester City, PSV, Dínamo de Zagreb e Stuttgart vencerem seus respectivos jogos, o time de Carlo Ancelotti cai para a 25ª colocação.

Os próximos compromissos do Real na Champions League são os seguintes:

 

  • RB Salzburg (32º colocado, com três pontos), em 22 de janeiro, às 17h, no Santiago Bernabéu
  • Brest (7º colocado, com 13 pontos), dia 29 de janeiro, às 17h, no Francis-Le Blé

Manchester City (22º colocado - 8 pontos)

 

Ao perder por 2 a 0 para a Juventus em Turim, o Manchester City chegou ao terceiro jogo sem vitória na Champions League e se complicou. Mais uma vez Ederson, goleiro da seleção brasileira, foi figura decisiva para um tropeço. Depois de falhar duas vezes no empate por 3 a 3 com o Feyenoord, errou no primeiro gol da Juve, marcado por Vlahovic.

Na próxima rodada, os ingleses têm confronto direto com o PSG, novamente fora de casa. Se for derrotado, o time perde automaticamente uma posição.

Próximos jogos do City na Champions:

 

  • PSG (25º colocado - 7 pontos), em 22 de janeiro, às 17h, no Parc des Princes
  • Club Brugge (19º colocado - 10 pontos), em 29 de janeiro, às 17h, no City of Manchester

PSG (25º colocado - 7 pontos)

 

O PSG encerrou a série de quatro jogos sem vitórias na Champions League ao bater com autoridade o RB Salzburg na Áustria, por 3 a 0. Apesar do placar elástico, o triunfo foi incapaz de colocar os franceses no grupo dos 24 que continuam na competição.

A longa seca causou grande prejuízo, e uma derrota no confronto com o City na próxima rodada pode representar o fim das chances matemáticas de jogar o playoff. Claro que se trata de combinação improvável, mas ela existe.

Para isso, a soma seria a seguinte: derrota para o City em Paris, vitórias dos times com oito ou nove pontos e empates dos times que somam 10.

Próximos jogos do PSG:

 

  • Manchester City (22º colocado - 8 pontos), em 22 de janeiro, às 17h, no Parc des Princes
  • Stuttgart (26º colocado - 7 pontos), em 29 de janeiro, às 17h, na Arena Stuttgart