Ágatha fez sua despedida das areias brasileiras em grande estilo. No mesmo lugar onde conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de 2016, a jogadora faturou a décima e última etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia ao lado de Rebecca. A dupla venceu Thâmela e Vic, por 2 sets a 1, e sagrou-se campeã em um jogo muito disputado. As parciais foram de 26/24, 19/21 e 16/14.
Ao fim do duelo, Ágatha foi homenageada com um vídeo de momentos de sua carreira e depoimentos de pessoas próximas no telão. A atleta de 41 anos decidiu se aposentar no fim do ano, após a disputa do Finals, etapa que decide o Circuito Mundial, em Doha, no Catar. Um dos principais motivos para a decisão foi a vontade de passar mais tempo ao lado da família e da filha Kahena.
- No final do jogo, eu pensei assim: “minha carreira foi de muitos altos e baixos, e o tempo todo eu acreditei que ia dar certo, que as coisas iam acontecer”. Então, eu fui com esse pensamento no final: a gente vai conseguir ponto a ponto, sabe? Acho que foi a analogia da minha vida no vôlei, esse finalzinho. Estou muito feliz de estar aqui, em Copacabana, que é tão histórico, especificamente para mim, onde conquistei meu maior título no vôlei de praia. Hoje, vencemos o jogo. O último jogo do Brasil - disse Ágatha sem conter a felicidade.
Rebecca, que agora vai formar dupla com Carol Solberg, se emocionou ao falar da parceira. A jogadora ressaltou o tempo em que elas atuaram juntas e disse que vai sentir falta de jogar ao lado de Ágatha.
- Eu estava muito nervosa (pra esse jogo), porque eu queria dar esse ouro para ela. Acabar assim foi muito legal, porque, mesmo a gente tendo esse ciclo apertado de dois anos, a gente passou por muita coisa. E a gente tinha que encerrar de uma maneira legal. Eu vou sentir muita saudade dela. Só a gente sabe o que a gente passou. Essa troca de maternidade foi muito legal. E só quem conhece de perto sabe que ela é muito especial, vai fazer muita falta. Mas tenho certeza que ela vai estar sempre pertinho da gente - contou.
Ao longo de sua carreira, Ágatha acumulou momentos de sucesso no vôlei de praia. Em 2015, ao lado de Bárbara Seixas, ela venceu o Campeonato Mundial e ainda foi eleita MVP (melhor jogadora) da competição. No mesmo ano, elas também garantiram o título do Circuito Mundial.
Em 2016, a dupla conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas do Rio. Após vencer as favoritas Ross e Walsh, as brasileiras foram derrotadas na final pelas alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst.
No masculino, os campeões brasileiros Arthur e Adrielson ficaram com medalha de ouro no Circuito Brasileiro. Manaus/Vilsomar e Talita/Taiana terminaram a competição com a medalha de bronze.
Sensação
Vento
Umidade