Ainda é cedo para sonhar em Copa do Mundo? Não para o Uzbequistão. Nesta quinta-feira, a seleção enfrenta o Catar pelas Eliminatórias da Ásia e busca chegar ao vigésimo jogo invicto, a maior marca sem perder entre todas as seleções na atualidade. Faltam seis partidas para o fim da classificatórias, mas uma vitória pode colocar os uzbeques no caminho do Mundial de 2026, disputado na América do Norte.
A Copa do Mundo de 2026 pode ser a primeira do Uzbequistão. O país bateu na trave duas vezes ao perder para Bahrein e Jordânia na repescagem das edições de 2006 e 2014. Saiba mais sobre o momento atual da seleção e sobre o histórico dos uzbeques:
A última derrota do Uzbequistão foi em setembro de 2023, em amistoso contra os Estados Unidos. O país não perde um jogo oficial desde junho de 2021, quando foi derrotado para a Arábia Saudita por 3 a 0. É verdade que os uzbeques foram eliminados da Copa da Ásia pelo Catar, em fevereiro, mas o jogo terminou empatado no tempo normal e foi decidido nas penalidades.
São 19 jogos seguidos sem perder. Com 10 pontos em quatro partidas, o Uzbequistão é o segundo colocado do Grupo A das Eliminatórias da Ásia. Empatado com Irã, o país tem seis pontos de vantagem para o terceiro, os Emirados Árabes Unidos, e pode ficar em uma posição soberba pela classificação à Copa. Os dois melhores de cada grupo (três no total) avançam ao Mundial.
Sensação
Vento
Umidade