Rodri se tornou o principal favorito a ganhar a Bola de Ouro 2024 após a notícia de que Vini Jr. não irá à cerimônia. Volante titular do Manchester City, o jogador espanhol de 28 anos foi destaque na temporada 2023/24 pela atuação na Eurocopa conquistada pela seleção da Espanha. O troféu de melhor jogador será entregue nesta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília), com cobertura ao vivo do ge.
A Bola de Ouro é uma premiação realizada pela revista France Football, com base no desempenho dos atletas na temporada 2023/24. Jornalistas dos 100 países mais bem posicionados no ranking Fifa decidem quem leva os troféus. Vini Jr. era o único brasileiro entre os finalistas para o prêmio de melhor jogador.
O ge confirmou no início desta segunda que Vini Jr. e a comitiva do Real Madrid não irão à premiação da Bola de Ouro. O motivo é que o clube já teria sido informado que o brasileiro não vai levar o principal troféu da noite.
O maior destaque de Rodri na temporada 2023/24 foi na Eurocopa. O volante foi capitão e um dos principais jogadores na conquista do quarto troféu da seleção espanhola na competição - e o segundo título dele com a equipe.
Aos 28 anos, Rodri foi eleito o melhor jogador da Euro, além de também ter ganhado o prêmio na Liga das Nações 2022/23, sua outra taça pela Espanha.
O meia do Manchester City marcou um gol na Eurocopa, na goleada por 4 a 1 contra a Geórgia, nas oitavas de final. Na decisão do torneio, contra a Inglaterra, Rodri jogou apenas 45 minutos, por ter se lesionado antes do intervalo.
Rodri se juntou ao elenco do Manchester City em 2019. De lá para cá, se tornou homem de confiança de Pep Guardiola no meio campo e conquistou quatro vezes a Premier League. Além de ter no currículo duas Copas da Liga Inglesa, uma Copa e uma Supercopa da Inglaterra, uma Champions League e um Mundial de Clubes.
Um estudo do Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), divulgado em maio deste ano, apontou Rodri como o jogador com a performance de maior impacto na temporada 2023/24 entre 54 ligas ao redor do mundo.
Apenas na temporada que é levada em consideração para a atual Bola de Ouro, 2023/24, o jogador espanhol teve nove gols e 13 passes decisivos em 50 jogos pelo Manchester City. Ao todo, Rodri participou de 260 partidas pelo clube, balançou as redes 26 vezes e deu 30 assistências.
O volante tem contrato com a equipe inglesa até junho de 2027.
Rodri teve uma grave lesão no ligamento do joelho direito no início da atual temporada da Premier League. Na quinta rodada, no clássico entre Manchester City e Arsenal em setembro, o volante caiu aos gritos após uma disputa de espaço com Partney. O camisa 16 deixou o estádio mancando.
Menos de uma semana depois do ocorrido, o técnico Pep Guardiola confirmou que não contava com Rodri para o restante da temporada. O jogador passou por cirurgia, mas o clube não divulgou um prazo para o retorno do espanhol aos gramados.
— Rodri é insubstituível. Quando uma equipe não joga com o melhor meio-campista do mundo por um tempo é um duro golpe, mas meu dever é encontrar uma solução para continuar competitivo como temos sido nos últimos anos — disse o treinador do City.
Sensação
Vento
Umidade