Cassino
SURFE

Jadson André vai disputar etapa histórica do WSL Qualifying Series em Natal

Surfista potiguar integrou a elite do Circuito Mundial por 11 temporadas e terá oportunidade de participar de primeira competição da WSL em casa. Filipe Toledo vai prestigiar o evento

28/10/2024 16h20Atualizado há 8 meses
Por: Redação
Fonte: GloboEsporte.com

Terra do campeão olímpico e mundial Italo Ferreira, o Rio Grande do Norte sempre foi um grande celeiro de surfistas, tendo também nomes como Joca Junior, Danilo Costa, Marcelo Nunes e Jadson André na elite da WSL. De 31 de outubro a 3 de novembro, o estado terá a oportunidade de receber pela primeira vez uma etapa do WSL Qualifying Series. A quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe será disputada na Praia de Miami, em Natal.

Além de Italo, Jadson André também está confirmado para competir em casa. Hoje com 34 anos, o surfista da Vila de Ponta Negra foi o mais longevo de todos, ficando 11 temporadas no grupo dos melhores surfistas do mundo.

- Faz 16, 17 anos da última vez que participei de uma competição na Praia de Miami. Ainda era moleque, cheio de sonhos. Tantos anos depois, ter o privilégio de poder participar de uma etapa da WSL aqui é, sem sombra de dúvidas, muito especial - declarou Jadson.

- Não tenho muita expectativa em relação a vencer a etapa, porque venho me recuperando de uma lesão muito séria na minha cervical. Mas não podia ficar de fora de uma etapa dessa. O Italo vai participar. Está todo mundo ansioso. E espero que seja o primeiro de muitos outros - completou.

Italo completou a sua nona temporada na elite do Circuito Mundial (CT) agora em 2024, com o segundo vice-campeonato mundial. Perdeu o título para o havaiano John John Florence na decisão do WSL Finals em setembro, na Califórnia.

O bicampeão mundial Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb, medalha de prata nas Olimpíadas de Paris, e a atual campeã sul-americana da World Surf League, Tainá Hinckel, estarão em Natal para prestigiar o evento, mas não vão competir.

Ranking

Além de marcar pontos no ranking regional da WSL South America, o Circuito BB tem um ranking próprio, registrando os resultados das suas cinco etapas, para apontar os campeões da temporada. Os primeiros colocados nos rankings masculino e feminino recebem convite para participar do Saquarema Pro, que fecha o Challenger Series na Praia de Itaúna, definindo os classificados para a elite do WSL Championship Tour (CT).

O argentino Nacho Gundesen lidera o ranking após quatro etapas, mas 13 surfistas têm chances matemáticas nessa disputa do título de campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, que será decidido nas ondas quentes da Praia de Miami, em Natal. O principal concorrente é o paraibano José Francisco, que há muitos anos mora em Florianópolis e está apenas 66 pontos abaixo do argentino no ranking. Outros fortes adversários nessa briga são os catarinenses Matheus Navarro e Lucas Vicente, o paranaense Peterson Crisanto, o carioca Vitor Ferreira, além do potiguar Mateus Sena.