Miguel Pupo garantiu vaga na elite do surfe mundial ao vencer a quarta bateria da segunda fase do Challengers de Saquarema, na manhã desta segunda-feira (14). Com isso, o Brasil já tem ao menos nove surfistas na elite da WSL em 2025, e ainda tem caixa para mais: Edgard Groggia (6º) e Michael Rodrigues (9º) ainda estão brigando por vaga, já que os dez primeiros do Challengers Series, a divisão de acesso, se classificam. Se conseguirem a classificação, o Brasil chega a 11 surfistas entre os 36 da elite mundial, número recorde que só foi alcançado em 2001, 2018, 2019 e 2021. O sportv 3 transmite ao vivo.
A etapa de Saquarema é a sexta e última do Challengers Series. Miguel volta à elite ao lado de seu irmão mais novo, Samuel Pupo, que lidera o Challengers. Além dos dois irmãos, Ian Gouveia e Alejo Muniz também carimbaram o passaporte para a divisão principal do Circuito Mundial. Os quatro se unem Italo Ferreira, Yago Dora, Gabriel Medina, João Chianca (o Chumbinho) e Filipe Toledo (o Filipinho), e aguardam o fim da etapa para saber se terão ainda a companhia de Edgard e Michael.
- Ah, vai ser muito bom ter todo mundo no Tour. Acho que se todo mundo se confirmar a gente vai chegar até 11 brasileiros no WCT (Circuito Mundial), então espero que isso aconteça. A gente merece, o Brasil tem uma torcida muito grande, muito apaixonada. Feliz de estar com eles. Cresci com o Alejo, com o Ian, e eles me inspiraram muito depois do corte. Eu estava bem cansado fisicamente, mentalmente, mas eles me inspiraram para continuar - disse Miguel, comemorando o retorno ao lado dos amigos e comentando sobre seu cansaço após não ter passado pelo corte depois da quinta etapa da WSL, em Margaret River, na Austrália, em abril.
Com 17,275 pontos somados no Challengers, Miguel Pupo não pode mais ser alcançado pelo 11º colocado.
No feminino, só Tatiana Weston-Webb já tem vaga garantida na elite de 2025, mas Luana Silva e Sophia Medina ainda têm chance. No Challengers, entre as mulheres somente cinco avançam para o Circuito Mundial. Quatro vagas já estão garantidas para as australianas Sally Fitzgibbons e Isabella Nichols, a americana Bella Kenworthy e a canadense Erin Brooks. A quinta, ainda não classificada e já eliminada em Saquarema, é Nadia Erostarbe, do País Basco, com 21.660 pontos.
A francesa Vahine Fierro, em sexto, e Luana, em sétimo, têm a mesma pontuação: 19.185. Já Sophia Medina aparece em 12º lugar, com 17.740. As três seguem vivas em Saquarema e disputarão as oitavas de final.
Sensação
Vento
Umidade