Os técnicos Marco Octavio e Juninho convocaram suas seleções brasileiras principal e sub-20, respectivamente, para a disputa do grupo Zona Norte da CONMBEOL Liga Evolución 2024, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro, em Lima, no Peru. O vencedor dessa chave, que terá além do Brasil as seleções da Venezuela, Colômbia, Equador e os anfitriões Peru, fará a grande final da competição contra o campeão da chave Zona Sul.
Com diversos jogadores do grupo hexacampeão mundial retornando da temporada européia, o técnico Marco Octavio optou por dar oportunidade para outros atletas, que obteve destaque nos torneios nacionais e estrangeiros. Somente dois campeões mundiais em fevereiro deste ano estão na lista, o goleiro Bobô e o atacante Edson Hulk.
“O Brasil é conhecido mundialmente por ser uma fonte sem fim de bons jogadores de futebol, não importa se é na grama, no salão ou na areia. Observei bastante jogos de competições de fora do Brasil e estive em Brasília para acompanhar a Supercopa do Brasil. Portanto, essa lista é de jogadores que fizeram por merecer essa oportunidade Acredito muito que darão o seu melhor com essa grande responsabilidade em mãos”, afirmou Marco Octavio.
A Sub-20 também terá caras novas, com atletas que se destacaram na Supercopa do Brasil. O técnico Juninho ressalta a qualidade do seu elenco.
“Convoquei jogadores que mostraram que têm totais condições de vestir a Amarelinha. É uma responsabilidade muito grande defender o nosso país e esses atletas me passaram maturidade para assumir essa missão, além de muita qualidade técnica, obviamente. Vamos fortes em busca do título do grupo e a classificação para a grande final”, afirmou Juninho, que convidou três atletas da base do Vasco da Gama para treinar com seus convocados: Yuri e Alessandro, que já possuem convocações para a seleção no currículo, e Kata, que terá sua primeira experiência no ambiente de seleção.
Os treinos na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, acontecerão até a manhã do dia 14, quando embarcam à noite para Lima, capital peruana.
Entenda como é a disputa da CONMEBOL Liga Evolución
A Conmebol criou a Liga Evolución para o futsal e o beach soccer, em 2017, com a finalidade de desenvolver as modalidades em todo o continente sul-americano. Nessa competição, as seleções sub-20 e adulta viajam, se hospedam e vivenciam juntas o torneio. Dentro de campo, ambas enfrentam os mesmo adversários em todas as rodadas.
No beach soccer, o torneio engloba as 10 principais seleções do continente em dois grupos de 5, sendo um denominado Zona Sul e o outro Zona Norte. A seleções jogam entre si dentro de cada grupo e o campeão é o país que somar o maior número de pontos ao final do torneio, somando os jogos das duas categorias. O campeão de uma zona enfrenta o vencedor da outra na grande final.
Esta será a sexta edição da CONMEBOL Liga Evolción. O Brasil foi campeão em 2017, 2018, 2019 e 2022 (título dividido com o Paraguai), e o Paraguai foi o campeão da última edição, em 2024.
Sensação
Vento
Umidade