Lonzo Ball, do Chicago Bulls, deve voltar a jogar basquete após mais de dois anos fora de ação. O atleta de 26 anos não entra em quadra desde janeiro de 2022, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo. Durante a recuperação, passou por três cirurgias no local lesionado, além de um raro transplante de menisco e outro de cartilagem. O armador conviveu com incertezas sobre a continuidade da carreira, mas planeja voltar a atuar profissionalmente na liga americana, algo que nenhum outro atleta conseguiu depois de passar por procedimentos como os de Ball.
- Isso é algo do qual ninguém realmente se recuperou, então serei o primeiro – disse Lonzo Ball em entrevista concedida no “Media Day “da NBA.
A expectativa é de que Ball retorne às quadras para o jogo de abertura da temporada regular do Chicago Bulls, no dia 23 de outubro, contra o New Orleans Pelicans. Caso realmente volte nesse confronto, o armador encerraria a marca de 1013 dias longe do basquete. Próximo do retorno, o veterano terá seus minutos limitados e também não jogará jogos em noites consecutivas.
- Será uma comunicação constante ao longo do ano, porque é um projeto novo, por assim dizer. Estou com um joelho praticamente novo e que sempre será um pouco diferente daquele que Deus me deu.
Em 2017, Ball foi selecionado pelo Los Angeles Lakers como a segunda escolha geral do Draft. Ainda passou pelo New Orleans Pelicans antes de chegar a Chicago. No pouco tempo em que esteve saudável vestindo a camisa dos Bulls, registrou médias de 13 pontos, 5,4 rebotes, 5,1 assistências e 1,8 recuperações.
Os Bulls lideravam a Conferência Leste com 27 vitórias e 14 derrotas na temporada. Sem Lonzo, o time terminou a temporada regular na sexta colocação.
Os Lakers ainda contavam com o trio Lebron James, Anthony Davis e Russel Westbrook. Por falar de "Big Three", o Brooklyn Nets era liderado por Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden.
Duas das grandes estrelas atuais da liga, Nikola Jokic, do Denver Nuggets, e Jayson Tatum, do Boston Celtics, não haviam conquistado o primeiro título da NBA na carreira. O armador do Golden State Warriors, Stephen Curry, ainda perseguia seu primeiro prêmio de melhor jogador das finais (MVP).
Sensação
Vento
Umidade