Criada neste ano, a Confederação Brasileira de X1 (CBX1) segue se organizando para começar a promover competições a partir de 2025. Com a recente emissão do CNPJ, que torna a entidade de fato legalizada, o primeiro ano de trabalho da CBX1 tem sido voltado para a definição de parcerias, comissões e regras.
Legalmente, a CBX1 foi criada por entidades esportivas de três estados: Acre, Rio Grande do Norte e Bahia. Até o momento, a entidade ainda conta com a participação dos estados de Rondônia, Amazonas, Roraima, Tocantins, Paraná e Espírito Santo.
– Tá legalizada, tem registro, já estamos buscando o reconhecimento do Governo Federal. Por força de lei, não dependemos do Governo Federal nos reconhecer, mas, desportivamente, é importante o Governo Federal reconhecer a Confederação por conta do Comitê Olímpico e por aí vai. A gente já está trabalhando também a busca do reconhecimento, entendemos que é demorado, mas o processo já foi iniciado – diz o presidente da CBX1, Dhonata Gomes.
A CBX1 divulgou nesta terça-feira (1), o calendário para 2025. Dos cinco eventos programados, o Acre será sede da Copa Norte de X1. Confira:
A CBX1 também avalia promover a Copa do Brasil e Brasileiro de X1, e os desafios Internacionais Brasil, Peru e Bolívia, com sede no Acre, e Brasil, Argentina e Paraguai, com sede no Paraná.
Por enquanto, a CBX1 criou e aprovou o livro de regras para o X1 de fut7 e futsal, e também está produzindo o documento para outros esportes como handebol, basquete e beach soccer. A entidade abriu a possibilidade de levar o X1 e X2 para outras modalidades, conforme previsto no próprio estatuto.
Nos últimos meses, a CBX1 definiu a criação de comissões e diretorias para estruturar a entidade, obedecendo as exigências das leis que regem esporte no Brasil. São elas:
Após o período eleitoral municipal nas cidades brasileiras, a CBX1 pretende iniciar a formação de instrutores de arbitragem para todas as regiões do Brasil.
– Entendemos que precisamos de instrutores de arbitragem em todas as regiões sem exceção. Com instrutores formados daremos início a formação para oficiais de arbitragem – afirma Dhonata Gomes.
A intenção da CBX1 é que as formações sejam concluídas até novembro para que a partir de dezembro os estados possam começar as competições estaduais.
Sensação
Vento
Umidade