Uma parte da história do futebol asiático começou a se tornar ruína, nesta semana. O estádio Shah Alam, que abrigou jogos da seleção nacional por anos, teve parte da construção demolida para modernização. O local podia abrigar até 80 mil pessoas, uma das maiores capacidades do mundo, e dará espaço para uma nova arena, porém com menor público.
A gravação que viralizou nas redes sociais mostra a demolição do teto, parte icônica do estádio. O processo que começou em julho esta sendo feito em partes, e as demais etapas do projeto acontecerão até maio do ano que vem. A expectativa é que a nova construção esteja pronta em dezembro de 2026.
A proposta de renovação pretende reformular toda área do estádio, com um complexo esportivo, arquitetura que valoriza curvas, arborização nos arredores e parques. A nova arena continuará sendo a sede da seleção da Malásia e também do Selangor FC, clube da primeira divisão do país.
Além da parte estética, a reforma promete trazer a solução para antigas crises de enchentes, com um campo mais elevado. O novo gramado ficará em uma plataforma com sistema de irrigação próprio, o que também aproximaria os torcedores. A modernização também pretende buscar a certificação da Fifa para que o local se torne um estádio sede de torneios internacionais.
Sensação
Vento
Umidade