Terminada a temporada regular da WSL é hora de voltar as atenções para o Finals. O evento que decide o campeão mundial de 2024 acontece na janela de 6 a 14 de setembro. Pelo quarto ano seguido, o torneio vai ser disputado em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos. O Brasil será representado este ano por Italo Ferreira no masculino e Tatiana Weston-Webb no feminino.
O WSL Finals é realizado no formato mata-mata com os cinco melhores surfistas de cada ranking. Na primeira rodada o 4º colocado enfrenta o 5º. Quem passar do confronto pega o 3º e assim sucessivamente. Apenas a grande final é disputada numa melhor de três. Com isso, os líderes dos rankings precisam de apenas duas vitórias para serem campeões mundiais de 2024.
No masculino, o havaiano John John Florence será o dono da lycra amarela em Trestles. Já no feminino, a liderança pertence à americana Caitlin Simmers.
Desde que a WSL passou a adotar o formato Finals para definir o seu campeão mundial, apenas brasileiros conquistaram o título masculino. Em 2021, o troféu ficou com Gabriel Medina. Já em 2022 e em 2023, a taça do Circuito Mundial foi para as mãos de Filipe Toledo. Confira os classificados:
1ª rodada
Molly Picklum (4ª) x Tatiana Weston-Webb (5º)
Ethan Ewing (4º) x Italo Ferreira (5º)
2ª rodada
Brisa Hennessy (3ª) x vencedora da 1ª rodada
Jack Robinson (3º) x vencedor da 1ª rodada
3ª rodada
Caroline Marks (2ª) x vencedora da 2ª rodada
Griffin Colapinto (2º) x vencedor da 2ª rodada
Finais (melhor de três baterias)
Caitlin Simmers (1ª) x vencedora da 3ª rodada
John John Florence (1º) x vencedor da 3ª rodada
Sensação
Vento
Umidade