Dois momentos, duas fotos que resumem o que foi a participação do surfista Gabriel Medina nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A imagem icônica com o brasileiro ainda no ar após surfar a melhor onda do evento (9,90 nas oitavas de final contra o japonês Kanoa Igarashi) combinada com a do beijo na medalha de bronze agora está eternizada na obra de arte do tatuador de Hortolândia Ricardo Soares, conhecido por seus trabalhos realistas.
Após quase nove horas, a personal trainer Jéssica Meneguetti, que é apaixonada por esportes e não perdeu um detalhe de Paris 2024, tatuou na coxa o que considera um símbolo da superação.
- Acho incrível como os surfistas desafiam a natureza, as ondas, a gente não tem controle daquilo. Isso para mim é uma inspiração. A tatuagem tem uma lembrança de superar desafios. Ele teve lesões, dificuldades, deu a volta por cima, merecia ter ganhado, mas as ondas não o deixaram. É isso que simboliza pra mim, a superação da vida, da natureza - comenta a personal.
Ricardo Soares explica que a maior dificuldade nesse tipo de trabalho é fazer as áreas menores onde existe a concentração muitos detalhes.
- O que é menor tem mais coisa concentrada, fica mais tempo, mais dor. Quanto menor o desenho, mais dificuldade - explica o profissional, com mais de 50 prêmios em 12 anos de carreira.
O profissional também detalha como foi a composição da homenagem a Gabriel Medina.
- Precisa ter algo real, tem que ter realismo, tem que ter uma foto para ser impressa no corpo. Essa foto da medalha do Medina me chamou a atenção e a imagem manda muito na qualidade da tatuagem para ter impacto real. Levo em consideração a história por trás e usei a foto que gostei muito e também a imagem que o mundo gostou bastante.
A imagem produzida pelo fotógrafo francês Jerome Brouillet, da AFP, no dia da competição rodou o mundo e sem dúvida está entre as melhores das Olimpíadas 2024.
- Difícil quem não gosta de esporte. É fácil de agradar muita gente. E as personalidades do esporte trazem muita história por trás e isso ajuda com que a tatuagem traga mais sentimento - comentou o tatuador.
Ricardo Soares é especialista em produzir obras que impressionam pelo realismo dos ícones do esporte. Seu portifólio tem Gabigol, Abel Ferreira, Zico, Messi, Deyverson, Pelé, Jordan, Zagallo e Niki Lauda, entre outros.
Mas sem dúvida, o trabalho que mais viralizou foi o feito em um fã de futebol americano. Ele ilustrava o jogador Chris Moore, do Baltimore Revens (e que foi repostada pelo próprio atleta e pelo time nas redes sociais).
Sensação
Vento
Umidade