Lance de Sorte
Lance de Sorte
FUTEBOL

Gündogan anuncia aposentadoria da Alemanha e negocia retorno ao City

Aos 33 anos, meia se despede da seleção e analisa ofertas para deixar o Barcelona. Ex-clube, time de Pep Guardiola mostra interesse e pode repatriá-lo

19/08/2024 16h12
Por: Redação
Fonte: GloboEsporte.com

A semana começou movimentada para Gündogan. Aos 33 anos, o meia anunciou sua aposentadoria da Alemanha, depois de 82 jogos e quase 13 anos de atuação pela seleção. Mas o futuro do jogador é notícia nesta segunda por outro detalhe: ele negocia a saída do Barcelona. E uma possibilidade é o retorno ao Manchester City.

Gündogan participou da pré-temporada no Barcelona, mas não foi relacionado para a estreia no Campeonato Espanhol, contra o Valencia. A imprensa catalã diz que o clube tem interesse na saída do alemão para aliviar a folha salarial e abrir espaço para outras contratações. Nesse contexto, o City apareceu.

Segundo o portal The Athletic e o jornalista especializado em mercado do futebol Fabrizio Romano, o Manchester City manifestou interesse no retorno do meia. Gündogan atuou por sete temporadas na equipe inglesa e, em 2023, foi para o Barça depois de não renovar com o time da Premier League.

O alemão teve uma primeira temporada regular na Espanha, com cinco gols e 14 assistências. Mas não conquistou títulos e conviveu com questionamentos e uma crise interna após cobranças públicas de maior comprometimento do elenco.

Ele tem vínculo até 2026 com o Barcelona, mas o clube catalão poderia facilitar sua saída para não ter o peso de seu salário. O técnico Hansi Flick afirmou que conta com seu ex-comandado da seleção alemã. Mas a imprensa europeia indica que a saída é um caminho provável.

Pep Guardiola seria favorável ao retorno de Gündogan, que conquistou 14 títulos e fez 60 gols e 36 assistências em 304 jogos nos seus sete anos no Manchester City. Times da Arábia Saudita e da Turquia também manifestaram interesse.

A despedida da seleção

Em meio à incerteza no seu futuro no clube, Gündogan tomou uma decisão definitiva no seu papel pela Alemanha. Como indicou após o fim da Euro, ele se aposentou da seleção e fez um texto emocionado nas redes sociais para anunciar a despedida.

“Depois de algumas semanas pensando, tomei a decisão de que era hora de encerrar minha carreira na seleção”, anunciou.

– Ainda antes do torneio (Euro) senti um certo cansaço no corpo e também na cabeça, o que me fez pensar. E os jogos a nível de clubes e seleções não estão diminuindo. Com certeza continuarei a ser um torcedor e espero sinceramente que a tendência de crescimento possa continuar (...). Temos um treinador fantástico, um time muito forte e um grande espírito de equipe – escreveu o jogador.

Gündogan somou 82 jogos, 19 gols e sete assistências pela seleção alemã. Ele estreou em outubro de 2011 pela equipe. Uma lesão o tirou da Copa do Mundo de 2014, quando a Alemanha conquistou o tetracampeonato mundial.