Quando o mar fica realmente gigante, é difícil cravar o tamanho certo das ondas. Nesta quarta-feira, a praia de Itacoatiara, no Rio de Janeiro, acordou com bombas de água de salgada na casa dos 4 metros, e tem alguns surfistas que se destacam quando as condições ficam incontroláveis. É o caso de Lucas Chumbo e Pedro Scooby. A dupla competiu no Itacoatiara Big Wave e foi campeã da categoria masculina com um somatório de 16.83 na final do campeonato. Michaela Fregonese venceu a categoria mista ao lado de Nando Fernandes, e Dudu Pedra levou o torneio no bodyboard.
Quando o assunto é ondas grandes, dois surfistas estão sempre nas cabeças dos campeonatos. Lucas Chumbo e Pedro Scooby competiram com mais 17 duplas no masculino e foram consagrados os campeões do Itacoatiara Big Waves, organizado pela Associação Internacioanal de Tow-in.
O campeonato contou com três categorias: masculino, misto e bodyboard. As duplas do masculino e misto competiram na modalidade tow-in, em que o surfista é rebocado por uma moto aquática.
- Estou muito feliz que eu acabei de ganhar o itacoatiara Big Wave presencial. É a segunda vez que eu ganho esse campeonato e a primeira vez foi também presencial em 2019. Foi uma bateria onde as ondas estavam maiores para as mulheres. Parece que as mulheres pegaram as maiores ondas do dia. E esse ano nós mulheres estamos provando que estamos muito fortes no esporte. Todas as medalhas de ouro na Olimpíada foram das mulheres. Então, assim, é o verdadeiro empoderamento feminino no esporte. Muito legal, tenho o maior orgulho de representar as mulheres e muito orgulho do que a gente é capaz - comemorou Michaela Fregonese.
Lidar com ondas grandes tem consequências, e a Laura Coviella sentiu na pele o poder das ondas de Itacoatiara. No meio da bateria da final, a surfista surfou uma onda enorme, não conseguiu escapar a tempo e sofreu o peso do mar de Niterói na cabeça. Uma onda na casa dos 4 metros estourou em cima da Uxa, mas a catarinense foi resgatada sem grandes ferimentos.
Sensação
Vento
Umidade