A nova edição do maior campeonato de futebol entre clubes do mundo está cada dia mais próxima de começar. Com sorteio marcado para o dia 29 de agosto, os fãs vão poder acompanhar diversas novidades na competição, como o maior número de times, nova forma de definir os confrontos através de um computador e a extinção do antigo modelo de fase de grupos.
Está será a primeira vez que o sorteio da Champions será desenvolvido por um software. O evento será transmitido, como é tradição, e terá um embaixador da Uefa como mestre de cerimônias. O sistema tecnológico trabalhará com quatro potes e nove clubes em cada um, classificados com base no coeficiente do ranking da Uefa.
Quando um time é sorteado, o computador define instantaneamente os rivais que a equipe terá pela frente, sendo oito adversários (dois de cada pote), com quatro jogos fora e o mesmo número em casa.
A sequência continua até que todas as equipes daquele conjunto tenham confrontos definidos, o que limita as possibilidades de duelos para os próximos potes.
As únicas regras são que clubes do mesmo país não podem se enfrentar, nem dois da mesma liga. Além disso, o último vencedor da Liga dos Campeões continua no primeiro sorteio. Todos os demais times serão definidos de modo aleatório pelo software desenvolvido pela empresa inglesa AeLive.
Outra grande novidade da Liga dos Campeões é o número de participantes e o modelo da fase de grupos. Todas as 36 equipes da temporada 24/25 ficarão em uma mesma tabela nesta etapa e dependem da pontuação para avançar.
Quem terminar entre 1º e 8º irá direto para as oitavas de final, enquanto as equipes da nona a 24ª posição disputarão play-offs de ida e volta em busca da vaga. Os clubes que estiverem a partir do 25º lugar serão eliminados.
As disputas da fase preliminar da Champions começaram no dia sete de julho e terminam em dia 28 de agosto. O início da primeira rodada da Liga, já com a estreia dos principais times, será entre os dias 17 e 19 de setembro.
Sensação
Vento
Umidade