O atacante Bebeto , Campeão do Mundo em 1994, atuou por dez times como jogador durante a sua carreira vitoriosa. Um deles é o Deportivo La Coruña, da Espanha. Desembarcando na cidade de Corunha em 1992, Bebeto mal sabia que se tornaria ídolo de uma torcida apaixonada em quatro temporadas. Em entrevista à LaLiga, o ex-jogador brasileiro relembrou sua passagem pela equipe espanhola, que está de volta à Segunda Divisão do campeonato local, e declarou amor aos torcedores e ao clube.
Antes de chegar à Espanha, Bebeto atuava pelo Vasco. Indeciso sobre a possível transferência, o ex-atacante disse que teve que ser convencido por colegas, familiares e jogadores mais próximos a ele na época.
— Os jogadores mais próximos de mim, como Zico e Roberto, e a minha esposa, me convenceram que seria uma boa escolha mudar de país e passar por essa experiência totalmente nova na minha carreira. Mesmo com dúvidas, fui lá e aproveitei o máximo que pude com o Mauro Silva e o resto do elenco - disse Bebeto, que também defendeu Flamengo e Botafogo no Rio de Janeiro.
A parceria entre Bebeto e Mauro Silva ajudou o La Coruña a subir na tabela e conseguirem o vice-campeonato espanhol da temporada 1992/93. Neste período, o então camisa 11 marcou 29 gols em 37 partidas.
A segunda colocação na tabela foi reconhecida com orgulho pelos torcedores da equipe espanhola. Segundo Bebeto, por onde andava pela rua era reverenciado, além de ser tratado com carinho e ter o nome gritado em dias de jogos. Mas, depois do anúncio de sua saída do La Coruña em 1994/95 para retornar ao Flamengo - clube por onde atuou entre 1983 e 1988 - , a tristeza tomou conta da torcida .O campeão da Copa de 94 comentou que era implorado para permanecer no clube até o fim de sua carreira e que sua despedida contra o Barcelona foi um dos dias mais marcantes de sua vida.
—Nunca me senti tão amado no futebol como naquele momento. Os torcedores levaram cartazes com meu nome e eu também estava vestindo uma camisa personalizada por baixo da do clube, que tinha um desenho de despedida feito por mim. Eles imploravam para que eu ficasse na Espanha e continuasse jogando pelo clube - disse o ex-atacante.
A diferença entre a qualidade dos campeonatos espalhados ao redor do mundo entrou em pauta na entrevista. E Bebeto garantiu que é a liga espanhola é a melhor do mundo e que se destaca dos outros pela qualidade técnica.
Em 153 partidas disputadas com a camisa do Deportivo La Coruña, Bebeto balançou as redes em 102 oportunidades. E conquistou a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha.
Sensação
Vento
Umidade