A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou nesta quarta-feira os 18 participantes do NBB 2024/25, a 17ª edição do campeonato nacional (veja lista abaixo). A ausência em relação à temporada passada é a saída do Cerrado Basquete, que pediu licença.
Havia, ainda, a possibilidade das entradas do EC Vitória-BA e do Fluminense-RJ, que demonstraram interesse em jogar a competição, mas retiraram as candidaturas.
No total, são oito times de São Paulo, três do Rio de Janeiro, dois do Rio Grande do Sul, um do Ceará, um do Distrito Federal, um de Minas Gerais, um da Paraíba e um do Paraná.
Os jogos começam em 12 de outubro, mas a tabela completa e o regulamento da competição serão divulgados em agosto.
O Franca Basquete é o atual tricampeão do NBB. Na edição passada, venceu a série final contra o Flamengo por 3 a 1.
Segundo a Liga, a fase de classificação terá dois turnos. Os 16 primeiros colocados avançam para as oitavas de final, que agora volta a ser disputada em uma série melhor de cinco jogos – antes era melhor de três. O mesmo formato segue nas quartas de final, semifinal e final.
Outra mudança aprovada pelos clubes está na divisão dos jogos da série. Agora, quem tem melhor campanha disputa o primeiro jogo como visitante e depois faz duas partidas em casa. No quarto confronto, se necessário, volta a atuar fora e, em uma eventual quinta partida, decide em casa.
A Liga também informou que a sétima edição da Copa Super 8 está confirmada. A competição acontecerá em janeiro de 2025 com os oito primeiros colocados do NBB ao término do primeiro turno. O campeão garante vaga em uma competição internacional de clubes. Nos últimos anos, foi na Champions League das Américas (BCLA), da Fiba. O Flamengo é o atual campeão.
Sensação
Vento
Umidade